Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de prestigiar palestras de profissionais renomados que abordaram a avaliação diagnóstica e os tratamentos das doenças do pâncreas e das vias biliares
Foi realizado nos dias 22 e 23 de setembro, na Associação Médica, o 1º Simpósio de CPRE (Colangiopancreato Retrógrado Endoscópico) do HNSF. O evento, que reuniu médicos e alunos de medicina do UNIPAM, promoveu uma discussão sobre as doenças do pâncreas e das vias biliares e os métodos diagnósticos e terapêuticos.
No primeiro dia de atividades, os participantes puderam prestigiar as duas palestras programas: “Métodos de diagnósticos para obstrução da via biliar”, ministrada pelo Dr. Leonardo de Aguiar Santos; e “Abordagem da Coledocolitíase”, apresentada pelo Dr. Guilherme Mendonça de Resende. Para finalizar a noite, foi realizado um coquetel.
Já para o dia 23, foram programadas outras três palestras: “Tratamento de Coledocolitíase pós-colecistectomia”, ministrada pelo Dr. Edson Freire Fonseca; “Principais exames para o diagnóstico das doenças do Pâncreas e Vias Biliares”, apresentada pela Dra. Natália Mota de Oliveira; e “Colangiopancreotografia retrógrada”, ministrada pelo médico do HC da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Dr. Jorge Resende Lopes Júnior. Após as atividades, foi realizada uma mesa redonda durante a qual os participantes puderam debater sobre a visão atual do procedimento de CPRE e a experiência do serviço de endoscopia do HNSF desde a sua implantação, em 2013.
Segundo o idealizador do evento e médico do HNSF, Dr. Denner Luiz Vilela, o simpósio atingiu as expectativas: “O serviço de endoscopia e de CPRE do HNSF está sempre procurando por novos conhecimentos e está pronto para dar assistência aos seus pacientes”, afirma o profissional. Por fim, ele conclui: “Quero agradecer aos palestrantes, que brilhantemente expuseram os conteúdos solicitados, e também aos participantes do evento”.
CPRE
CPRE é o exame que avalia as vias biliares e pancreáticas por endoscopia. Por meio dele, também é possível realizar os procedimentos terapêuticos dessa região para a retirada de cálculos e a drenagem de tumores.